terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CANDOMBE PARA VOS

Si pido, es para que vuelvas
Si pienso, es porque te estraño
Si lloro, es porque tu no estas
Me lastima tu ausencia sin parar

Si miro, será em tu mirada
Si espanto, será la tristesa
Si siento, sentire el corazón
Que palpita incesante por vos

Hay pasion escucha mi cancion
Hay mi amor, um candombe para vos

Si duermo, yo sueño contigo
Si canto, reflejo mi alma
Si sufro, porque no aguanto mas
Tengo el cuerpo cansado de esperar

Si grito, gritare tu nombre
Si corro es para tus brazos
Si llegas termina mi dolor
Nuestro amor reflorece sin temor

Hay mi flor, escucha mi tambor
Hay mi amor um candombe para vos

(lyber bermúdez)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Manifestação sobre o resultado do 24º Musicanto


Após incontáveis manifestações de carinho, apoio, solidariedade, cumprimentos etc, sinto-me na obrigação de me manifestar sobre o resultado do 24º Musicanto, no qual conquistei o honroso segundo lugar, pela defesa de composição de minha autoria(letra e música) Candombe para vos, juntamente com o competente grupo de instrumentistas que me acompanhou: Beto Porto(guitarra); Eduardo Varella(piano); Guilherme Ceron(baixo) e Renato Popó(bateria), representando , com muito orgulho a cidade de Pelotas-RS e o meu Uruguay.

Estou ciente da polêmica envolvendo o não ineditismo da composição classificada em primeiro lugar, fato facilmente comprovado, tornando a premiação passível de anulação. Minha obrigação sobre o episódio foi cumprida ao comunicar a denúncia que recebi (via mails, telefonemas e redes sociais) diretamente ao presidente do festival, assim como sei que diversos colegas músicos também o fizeram, mantendo minha conduta de respeito a todos. Atuando como percussionista há 32 anos, desde os seis de idade, sou defensor de que a música deve ser portadora de coisas boas, sentimentos nobres, união, beleza, revelando muitas vezes, sensações que a alma necessita expressar...de maneira, honesta, clara, sincera, bonita e elegante , aparte de quaisquer prêmios que se possa conquistar, como consequência natural.

Resta-me lamentar tal situação e esperar que seja resolvida da maneira que a organização do festival entender por justa, na decisão soberana que lhes compete, registrando a certeza de que um evento tão grandioso como o Musicanto não merece ficar maculado com ocorrência tão triste.

De minha parte, sou agradecido por ter meu talento reconhecido pelo evento na condição de compositor, intérprete, instrumentista e arranjador, sendo detentor de duas dignas posições como finalista com as obras que compus; Un son para tu consuelo(20º Musicanto) e Candombe para vos (24º Musicanto).

Independente do que possa resultar dessa polêmica envolvendo a primeira colocação, sinto-me digno de voltar ao Musicanto tantas vezes quantas me for permitido
graças, certamente, ao meu talento, carisma, seriedade, honestidade, humildade, respeito ao regulamento e, especialmente, às pessoas que compõem esse mágico e lindo templo de cultura da América Latina, tornando realidade o sonho que acalento desde menino, quando integrava as murgas infantis, “tamborilando” e cantando pelas ruas de meu país, o Uruguay, sempre com a alma e o coração abertos e , principalmente, com a cabeça erguida !!

Gracias a ustedes por todo el cariño!!!

LYBER BERMÚDEZ

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

LYBER BERMÚDEZ CONQUISTA O SEGUNDO LUGAR NO 24º MUSICANTO


Lyber Bermúdez, intérprete, compositor e instrumentista uruguaio, conquistou o segundo lugar geral, no 24º Musicanto – Sul-Americano de Nativismo, com a obra de sua autoria (letra e música), Candombe para vos . A premiação foi entregue em solenidade oficial, após a realização da grande final do evento, considerado o mais importante da América Latina, que reuniu a reapresentação das 15 composições finalistas, na madrugada deste domingo(05), em Santa Rosa, no Teatro do Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges.

Candombe para vos foi defendida por Lyber(voz e percussão); Eduardo Varella(piano); Beto Porto(guitarra); Guilherme Ceron(baixo); e, Renato Popó(bateria) , representando Pelotas e Uruguai. A colocação é inédita para os músicos de Pelotas e da região que, nos 24 anos do festival, tiveram raras oportunidades de participar do mesmo e ainda, não obtiveram destaques com o porte desta premiação. Em seu pronunciamento, Lyber registrou que o prêmio demonstrava que em Pelotas e na região Sul do Rio Grande do Sul existem músicos de excelente nível e também são criadas composições de qualidade elevada.

O festival, presidido por Edemir Leite, contou com a análise dos jurados Zé Caradípia, Alexandre Takahama, Alex Della Meã, Érlon Péricles e Gujo Teixeira. Na fase inicial, foram inscritos mais de 700 trabalhos ,oriundos de diversos países , ficando apenas obras 24 selecionadas.

A classificação de Lyber para o Musicanto ocorre pela segunda vez, tendo em vista que esteve na 20ª edição, com a composição de sua autoria Un son para tu consuelo, escolhida como finalista e integrante do CD do festival.
Radicado em Pelotas, há 12 anos, Lyber possui trajetória artística consolidada como um das mais importantes personalidades da música afro-latina americana, participando dos principais eventos do RS e do Uruguai, seja em carreira -solo ou acompanhando expressivos nomes.
O artista pode ser contatado pelos telefones (53) 84110122 / 33056295 ou pelos e-mails lyberbermudez@ig.com.br e marabragabermudez@gmail.com . Seu trabalho pode ser conferido no site : www.myspace.com/lyberbermudez . O resultado completo das premiações está no site: www.musicanto.com.br